IFES promove seleção de bolsistas para professor em Cursos de Formação Continuada


EDITAL Nº 2, DE 8 DE ABRIL DE 2022

SELEÇÃO EXTERNA SIMPLIFICADA DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NAS FUNÇÕES DE INSTRUTORES E DE APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (QUALIFICA MAIS EMPREGA MAIS)

O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ALEGRE, por intermédio da Coordenadoria de Extensão (CEX), torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à seleção externa simplificada de bolsistas com vistas à formação de cadastro de reserva para as funções de professor/instrutor e de apoio às atividades acadêmicas, previstas neste Edital, nos cursos de Formação Inicial e Continuada pactuados para o Campus Alegre, vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Qualifica Mais Emprega Mais, observadas as normas estabelecidas na Resolução CD/FNDE nº 4, de 16 de março de 2012, na Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, na Resolução CD/FNDE nº 31, de 1º de julho de 2011.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O presente processo de seleção pública simplificada destina-se a selecionar profissionais para atuar no âmbito do PROGRAMA QUALIFICA MAIS EMPREGA MAIS, no período noturno, em quaisquer dias da semana, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)-Campus de Alegre e/ou em locais conveniados, durante o ano de 2022. Caso haja necessidade demandada pela Coordenação, poderá atuar também nos turnos matutino e/ou vespertino e aos sábados. Poderão inscrever-se servidores ativos e inativos do Ifes, assim como professores substitutos do Ifes e comunidade em geral.

1.2 Serão classificados profissionais para formação de cadastro de reserva para a função de professor/instrutor e para a função de apoio às atividades acadêmicas, conforme perfil exigido, nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Qualifica Mais Emprega Mais do Ifes – Campus de Alegre, conforme item 2.

1.3 A distribuição da carga horária dos bolsistas fica a critério da Coordenação do Programa Qualifica Mais Emprega Mais no Campus de Alegre, cabendo ao bolsista acatar integralmente essas definições sob pena de desligamento da bolsa.

1.4 O processo seletivo se dará por meio de análise documental e entrevista.

2 DAS FUNÇÕES E REQUISITOS MÍNIMOS

2.1 Instrutor/Professor (Curso Agente de Alimentação Escolar) – Nível Superior. Requisitos Mínimos: Diploma de Graduação em Engenharia de Alimentos ou Nutrição ou Gastronomia ou diploma de Graduação em áreas afins mediante experiência comprovada de, no mínimo, 6 (seis) meses na área de atuação. Disciplinas: Técnica de Preparo de Alimentos; Higiene e Segurança Alimentar; Nutrição Aplicada à Alimentação Escolar; Saúde e Segurança no Trabalho e Princípios de Tecnologia de Alimentos.

2.2 Instrutor/Professor (Curso Auxiliar de Cozinha) – Nível Superior. Requisitos Mínimos: Diploma de Graduação em Engenharia de Alimentos ou Nutrição ou Gastronomia; ou diploma de graduação em áreas afins mediante experiência comprovada de, no mínimo, 6 (seis) meses na área de atuação. Disciplinas: Técnica de Preparo de Alimentos; Microbiologia de Alimentos; Higiene e Segurança Alimentar; Aproveitamento de Resíduos da Cozinha; Saúde e Segurança no Trabalho e Princípios de Tecnologia de Alimentos.

2.3 Instrutor/Professor (Curso Auxiliar Agropecuária) – Nível Superior. Requisitos Mínimos: Diploma de Graduação em Agronomia ou Zootecnia ou diploma de graduação em áreas afins mediante experiência comprovada de, no mínimo, 6 (seis) meses na área de atuação. Disciplinas: Produção Vegetal; Produção Animal; Irrigação e Drenagem; Mecanização Agrícola; Gestão Agropecuária e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Comercialização.

2.4 Instrutor/Professor (Curso Auxiliar Agroecologia) – Nível Superior. Requisitos Mínimos: Diploma de Graduação em Agronomia ou Zootecnia ou diploma de graduação em áreas afins com especialização em Agroecologia; ou cursando o Mestrado Profissional em Agroecologia. Disciplinas: Agricultura e Agroecologia; Manejo Agroecológico do Solo; Ecologia de Agrossistemas; Manejo e Conservação de Recursos Naturais; Sistemas Alternativos de Criação Animal; Cooperativismo e Empreendedorismo Rural; Recuperação de Áreas Degradadas e Segurança no trabalho.

2.5 Apoio às atividades acadêmicas – Nível Médio. Requisitos Mínimos: Ensino Médio completo; experiência comprovada de, no mínimo, 6 (seis) meses na área de atuação. Disciplinas: Agente de Alimentação Escolar; Auxiliar de Cozinha; Auxiliar Agropecuária e Auxiliar Agroecologia.

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 Período de inscrição: 8 a 18 de abril de 2022, conforme Cronograma (Anexo II do Edital).

3.2 A inscrição da proposta será realizada pelo candidato exclusivamente por meio do formulário eletrônico, que estará disponível na página do Ifes – Campus de Alegre (https://alegre.ifes.edu.br/).

3.3 Para efetivação da inscrição neste processo seletivo, será necessário o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, no qual o candidato deverá incluir os seguintes documentos digitalizados em um único arquivo no formato PDF:

3.3.1 Cópia simples da carteira de identidade/CPF ou carteira de habilitação.

3.3.2 Comprovante de cumprimento das obrigações eleitorais, que pode ser obtido no sítio institucional do Tribunal Superior Eleitoral.

3.3.3 Cópia simples de diploma ou certificado que atenda aos requisitos mínimos constantes no item 2.

3.3.4 Comprovante de experiência na área de atuação que atenda aos requisitos mínimos constantes no item 2, para os casos em que for exigido.

3.3.5 Prova de títulos, devidamente preenchida e assinada, com seus respectivos comprovantes de atividades, para efeitos de pontuação dos critérios elencados no Anexo III do Edital, conforme função pretendida. Caso não apresente este documento, a nota na análise documental será considerada como zero.

3.5 Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou com documentação incompleta, tampouco por meio de correspondência postal, fax-símile ou e-mail.

3.6 O candidato poderá se inscrever nas duas modalidades (apoio às atividades acadêmicas e professor/instrutor), no entanto terá de escolher apenas uma das modalidades no ato da contratação.

3.7 O candidato à função de professor/instrutor poderá inscrever-se em até duas disciplinas, entretanto, se selecionado, deverá atuar no curso FIC com carga horária semanal máxima de 16 horas.

4. DA REMUNERAÇÃO

4.1 O contrato será em caráter de concessão de bolsas e o contratado, considerado bolsista, de acordo com a Resolução CD/FNDE nº 4, de 2012, o que não gera nenhum vínculo empregatício.

4.2 Os profissionais atuantes no programa Qualifica Mais Emprega Mais do Ifes farão jus à seguinte remuneração: extensionista de nível superior – campus (Instrutor) – R$ 50/hora e extensionista de nível médio – campus (Apoio às atividades acadêmicas) – R$ 18/hora.

4.2.1 No caso de o bolsista não ser servidor das redes públicas de educação profissional, científica e tecnológica, este valor sofrerá desconto das obrigações tributárias e contributivas (INSS, ISSQN e IR) cabíveis.

5 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à concessão da bolsa, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do interesse e conveniência da Administração do Ifes – Campus de Alegre, bem como da respectiva disponibilização financeira, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do processo seletivo.

5.2 O Edital nº 2, de 8 de abril de 2022, na íntegra, com seus respectivos anexos e formulário eletrônico de inscrição, encontram-se disponíveis no endereço eletrônico: https://alegre.ifes.edu.br/

ROMULO MATOS DE MORAES



Fonte: Imprensa Nacional (Clique para ver o artigo original)

Estude para os principais concursos do seu estado

Estamos nas redes Sociais

Atenção !

Se este for um artigo de listagem de nome e você quiser pesquisar por algum nome específico, basta pressionar as teclas Ctrl+F em seu teclado e digitar o nome desejado na caixa de pesquisa que irá aparecer, isso irá facilitar a sua busca neste conteúdo.

Atenciosamente: Equipe @ConcurseiroNews