IFRS realiza processo seletivo simplificado destinado à contratação de professor visitante


EDITAL Nº 2, DE 10 DE JANEIRO DE 2022 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE

A DIRETORA-GERAL EM EXERCÍCIO DO CAMPUS RIO GRANDE, INTEGRANTE DA ESTRUTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto na Lei Nº 8.745/93, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, com vistas à contratação por tempo determinado de Professor Visitante para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

1. DAS VAGAS

Projeto

Vagas (AC)

Vagas (PPP*)

Vagas (PcD*)

Requisitos Mínimos

Atuação e Atividades

Área de avaliação da produção científica e tecnológica

Conexões

01

**

***

Ciências Exatas e da Terra/ Ciência da Computação

*Não haverá reserva imediata de cota para negros e pessoas com deficiência, em função do quantitativo de vagas oferecidas.

**Graduação na área de Ciências Exatas e da Terra, ou Engenharias, ou Ciências Sociais e Aplicadas, com doutorado há, no mínimo, 2 anos. Ser docente ou pesquisador de reconhecida competência na área de habitats de inovação e/ou fabricação digital e/ou áreas de atuação especificadas no edital. Ter produção científica e técnica relevante nos últimos 5 (cinco) anos na área de habitats de inovação e/ou fabricação digital e/ou áreas de atuação especificadas no edital.

*** A atuação do Professor visitante é de suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no CITec, Centro de Integração Tecnológico, Habitat de Inovação do IFRS campus Rio Grande, nas áreas de pensamento computacional, cultura maker, fabricação digital, empreendedorismo e inovação. Especificamente na área de ensino de pós-graduação e/ou de graduação e/ou ensino técnico caberá ao Professor Visitante: Colaborar para a inovação curricular através da inserção de tópicos como empreendedorismo e tecnologias digitais, de modo a promover a integração transversal do ensino técnico de nível médio, principalmente as referentes às áreas de formação geral e formação técnica; orientar TCCs e projetos em diferentes áreas relacionadas ao pensamento computacional, fabricação digital, empreendedorismo e inovação; ministrar disciplinas bem como palestras ou oficinas dentro de sua área de atuação, bem como em componentes curriculares relacionadas à temas como pensamento computacional, fabricação digital, empreendedorismo e inovação; desenvolvimento de cursos gratuitos e abertos, tipo MOOC (Massive Open Online Course), para treinamento da comunidade quanto a utilização de tecnologias disponíveis no Habitats de Inovação, cultura maker e pensamento computacional, promovendo a difusão de conhecimento integrando a utilização de tecnologias, sustentabilidade e empreendedorismo. Especificamente na área de pesquisa e/ou extensão caberá ao Professor Visitante: Suporte à operação do CITec – Habitat de Inovação do campus Rio Grande, com metas de potencializar o uso de tecnologias disponíveis, fazendo parte da equipe que servirá de referência técnica quanto a tecnologias e empreendedorismo e desenvolver e implementar fluxos operacionais; promoção e fortalecimento de ações para a promoção de empreendedorismo e difusão de tecnologias como palestras, cursos gratuitos, workshops e hackathon; cooperar para impulsionar a produção científica, considerando eventos e/ou periódicos nacionais e internacionais; coordenar o desenvolvimento de cursos gratuitos e abertos, tipo MOOC (Massive Open Online Course), para treinamento da comunidade externa quanto a utilização de tecnologias, sustentabilidade e empreendedorismo; desenvolvimento de ações conjuntas com parques tecnológicos e outros entes públicos ou privados para a potencialização das ações propostas com a estruturação dos Habitats de Inovação e Cultura no campus Rio Grande.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1 – Período: de 24/01/2022 a 25/02/2022.

2.2 – Local: as inscrições serão realizadas por meio eletrônico através do e-mail editalprofvisitante22@gmail.com

3. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

3.1 – A avaliação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo será realizada através de prova de títulos e de desempenho didático.

3.2 – O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até 1 (um) ano, admitida a prorrogação, no interesse da administração, até o prazo máximo de 2(dois) anos.

3.3 – O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de 2(dois) anos, a contar da data de homologação do resultado no Diário Oficial da União.

3.4 – O Edital de abertura, contendo todas as informações relativas ao processo seletivo, encontra-se disponível na íntegra no site Oficial do IFRS-Campus Rio Grande: (https://ifrs.edu.br/riogrande/editais/).

Liziane Garcia Torchelsen



Fonte: Imprensa Nacional (Clique para ver o artigo original)

Estude para os principais concursos do seu estado

Estamos nas redes Sociais

Atenção !

Se este for um artigo de listagem de nome e você quiser pesquisar por algum nome específico, basta pressionar as teclas Ctrl+F em seu teclado e digitar o nome desejado na caixa de pesquisa que irá aparecer, isso irá facilitar a sua busca neste conteúdo.

Atenciosamente: Equipe @ConcurseiroNews